Seca castigante já compromete colheita, pastos e a agricultura familiar, no município de Tenório, no cariri paraibano

A seca enfrentada pelos agricultores no município de Tenório, região localizada no cariri paraibano, já compromete a colheita, a pastagem e a renda para as famílias.

Diante do cenário, o prefeito Manoel Vasconcelos (Republicanos), já procurou a Secretaria de Infraestrutura do Estado, onde requereu a renovação de um convênio para a aquisição de três carros pipa para o abastecimento d’água, na Zona Urbana, como também na Zona Rural.

Seca castigante

Secretário de Agricultura Edilson Ananias, conhecido por Edinho da Lagoa, afirmou a nossa reportagem, que o município de Tenório, está enfrentando uma seca castigante.

“O grande problema que agente está encontrando em Tenório, é que não existe mais água. Nossos mananciais praticamente estão todos secos”, afirmou o Secretário Edinho da Lagoa.

Carros Pipas

Atualmente o município só tem um carro pipa, para atender a população. O Secretário enfatizou ainda, que aguarda a liberação do convênio com o Governo do Estado, para aumentar o abastecimento d’água nas comunidades.

Por outro lado, existem dois carros pipa conveniados com o Governo Federal, através da Operação comandada pelo Exército, onde a água é retirada do Açude Epitácio Pessoa, da cidade de Boqueirão, e levada até a cidade de Tenório.

Comprometimento

O prefeito Manoel Vasconcelos, disse que a seca no município de Tenório, já comprometeu colheitas, e as pastagens no campo. Ele acrescentou ainda, que as chuvas que caíram este ano, foram insuficientes para garantir o armazenamento nos açudes e barreiros nas comunidades rurais.

Fonte: jornalistahamiltonsilva.com.br

OUTRAS NOTÍCIAS