Paraná Pesquisas: Bolsonaro e Lula empatam quando Marçal é testado para 2026

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (13) indica que, se a eleição presidencial fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), que neste momento está inelegível, estariam empatados. O petista aparece com 34% ante 33,9% do ex-chefe do Executivo. O cenário inclui o nome de Pablo Marçal (PRTB), que anunciou sua intenção de concorrer à Presidência em 2026. O ex-coach recebe parte dos votos da direita (6,1%).

Quando o nome de Marçal não é considerado, Bolsonaro está à frente de Lula numericamente (37,3% contra 34,4%). Os dois, no entanto, estão empatados na margem de erro (de 2,2 pontos percentuais). As percentagens são semelhantes às do levantamento anterior do Paraná Pesquisas, de novembro de 2024. Na época, Bolsonaro aparecia com 37,6% contra 33,6% do petista.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.018 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

Leia os resultados dos cenários testados pelo Paraná Pesquisas para o 1º turno:

Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente está em vantagem. Tem 45,7% ante 42,2% do atual presidente.

Sem Bolsonaro, Lula está a frente tanto da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro quanto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Veja os cenários:

OUTRAS NOTÍCIAS